7 clássicos brasileiros que vão te fazer amar a leitura

A literatura brasileira é rica e diversa, com obras que abordam temas universais e brasileiros com maestria. Para quem está começando a ler clássicos nacionais, é importante escolher obras que sejam acessíveis e envolventes, capazes de despertar o interesse e a paixão pela leitura.


Aqui está uma lista de "7 clássicos" que atendem a esses critérios, com "3 obras adicionais" em relação à lista original:


1. "O Cortiço" (1890), de Aluísio Azevedo


Neste romance naturalista, Azevedo retrata a vida dos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX. A obra é repleta de personagens complexos e situações realistas, que proporcionam uma visão fascinante da sociedade brasileira da época.


2. "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), de Machado de Assis

Este romance autobiográfico conta a história de Brás Cubas, um homem que narra sua vida após a morte. A obra é marcada pelo humor, pela ironia e pela crítica social, e é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira.


3. "Dom Casmurro" (1899), de Machado de Assis

Este romance psicológico conta a história de Bentinho, um homem que se casa com Capitu, a mulher que ama. No entanto, Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de Capitu e, no final, termina a vida sozinho e amargurado. A obra é considerada um dos melhores romances psicológicos da literatura brasileira.


4. "Iracema" (1865), de José de Alencar

Este romance indianista conta a história de Iracema, uma índia que se apaixona por Martim, um português. A obra é marcada pela beleza da linguagem e pela representação do amor proibido entre dois mundos diferentes.


5. "O Guarani" (1857), de José de Alencar

Este romance indianista conta a história de Peri, um índio que salva a vida de Ceci, uma jovem branca. A obra é marcada pela aventura, pelo amor e pela defesa da cultura indígena.


6. "Canção do Exílio" (1843), de Gonçalves Dias

Este poema é considerado um dos mais importantes da literatura brasileira. Ele expressa o sentimento de saudade do Brasil por um brasileiro que vive no exterior.


7. "O Auto da Compadecida" (1955), de Ariano Suassuna


Este auto de natal conta a história de João Grilo, um homem pobre e astuto, e Chicó, um cachorro vira-lata. A obra é marcada pelo humor, pela crítica social e pela representação da cultura popular nordestina.


8. "Vidas Secas" (1938), de Graciliano Ramos

Este romance retrata a vida de uma família de retirantes nordestinos que lutam pela sobrevivência em meio à seca e à miséria. A obra é marcada pela simplicidade da linguagem e pela representação da dureza da vida no sertão.


9. "Quarto de Despejo" (1960), de Carolina Maria de Jesus

Este livro de memórias conta a história de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra e pobre que viveu na favela do Canindé, em São Paulo. A obra é marcada pela honestidade e pela denúncia da desigualdade social.


10. "A Hora da Estrela" (1977), de Clarice Lispector

Este romance conta a história de Macabéa, uma mulher pobre e analfabeta que sonha com uma vida melhor. A obra é marcada pela sensibilidade e pela exploração da condição humana.



Essas obras são apenas uma pequena amostra da riqueza da literatura brasileira. Ao lê-las, você descobrirá um mundo de histórias fascinantes, personagens memoráveis e reflexões sobre a vida, a sociedade e o mundo.




Boas leituras!


Sergio Santos 

Livrotematica 

Comentários

Postagens mais visitadas