Dica de Leitura: Livro incrível para você ler ainda em 2021!



Cem anos de solidão

Cem Anos de Solidão
(em espanholCien Años de Soledad) é uma obra do escritor colombiano Gabriel García MárquezPrêmio Nobel da Literatura em 1982, e é atualmente considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana.

O romance que resume tão completamente o formidável talento de Gabriel García Márquez, narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. Cem anos de solidão é uma obra grandiosa e que fará parte de qualquer época ou tempo, sobre a qual é possível construir diversos paralelos com a nossa própria existência.

Cem Anos de Solidão cativou milhões de leitores e ainda atrai milhares de fãs à literatura constante de Gabriel García Márquez.

A primeira edição da obra foi publicada em Buenos Aires, Argentina, em Maio de 1967, pela editora Editorial Sudamericana, com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares. Nos dias de hoje, já foram vendidos cerca de 50 milhões de exemplares ao longo dos 35 idiomas em que foram traduzidos.

obra narra a história da fictícia cidade de Macondo e a ascensão e queda de seus fundadores, a família Buendía. Os seis personagens centrais, que dão início ao romance e dominam a primeira parte, são: José Arcádio Buendía, o entusiasmado fundador da vila de Macondo; a esposa dele, Úrsula Iguarán, espinha dorsal não só da família, mas também do romance inteiro; os filhos, José Arcádio e Aureliano – o último, coronel Aureliano Buendía, considerado em geral o principal personagem do livro; a filha, Amaranta, atormentada quando criança e amargurada como mulher; e o cigano Melquíades, que traz as notícias do mundo exterior e, por fim, estabelece-se em Macondo.  A história da Colômbia é dramatizada por intermédio de dois eventos principais: a Guerra dos Mil Dias e o massacre dos trabalhadores bananeiros em Ciénaga, no ano de 1928. Essas eram, segundo Gerald Martin (2008, p.368), as principais referências históricas que formavam o contexto da própria infância de Gabriel García Márquez.


Livrotematica 

Você já leu este livro? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário! Até a próxima!



Referências:

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/05/15/cem-anos-de-solidao-uma-metafora-da-condicao-latino-americana

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cem_Anos_de_Solid%C3%A3o

Comentários

Postagens mais visitadas