Grandes clássicos da literatura mundial: A Ilíada e 1984

Olá, caro leitor!


Este é o segundo post da série Grandes clássicos da literatura mundial que estamos apresentando aqui no Blog. Nesta série, estamos comentando sobre algumas das obras mais importantes e influentes da história da literatura, que marcaram gerações de leitores e escritores em todo o mundo.


Para o segundo post, escolhemos dois livros clássicos da literatura mundial que abordam a guerra e a história de forma diferente: "A Ilíada", de Homero, e "1984", de George Orwell. 


Estes dois livros são considerados clássicos da literatura mundial, e têm em comum o tema da guerra e da história. "A Ilíada", de Homero, e "1984", de George Orwell são mais duas obras-primas da literatura, que influenciaram gerações de escritores e leitores. Eles mostram como a guerra pode ser retratada de forma épica ou distópica, de forma heroica ou opressiva, de forma antiga ou moderna.


A Ilíada

"A Ilíada" é um dos mais antigos e mais famosos poemas épicos da literatura ocidental, atribuído ao poeta grego Homero, que teria vivido no século VIII a.C. A obra narra a história da guerra de Troia, um conflito lendário entre os gregos e os troianos, que teria ocorrido no século XII a.C. A causa da guerra foi o rapto da bela Helena, esposa do rei Menelau de Esparta, pelo príncipe Páris de Troia. A obra se concentra em um período de cinquenta dias, no décimo ano da guerra, quando o herói grego Aquiles se retira da batalha por causa de uma ofensa do rei Agamêmnon, líder dos gregos. A obra também mostra a intervenção dos deuses do Olimpo, que tomam partido dos dois lados, influenciando o destino dos homens.


O poema é dividido em vinte e quatro cantos, que somam cerca de quinze mil versos. Cada canto alterna entre cenas de guerra e de paz, de violência e de compaixão, de honra e de desonra, de glória e de morte. Homero retrata os personagens com grande realismo e humanidade, mostrando as suas virtudes e os seus defeitos, as suas emoções e os seus pensamentos, as suas motivações e as suas consequências. Homero também usa recursos literários, como as comparações, as metáforas, as repetições e as invocações, para criar um estilo poético e memorável.


"A Ilíada" é uma obra monumental, que abrange mais de dez anos de história, cerca de duzentos personagens e inúmeras cenas de combate e de diálogo. É uma obra que reflete a visão dos gregos antigos sobre a guerra, a vida, os deuses e os homens. É uma obra que inspirou e continua a inspirar muitos outros autores e obras da literatura, da arte, da filosofia e da cultura.


1984

"1984" é um dos mais importantes e mais influentes romances do século XX, escrito pelo autor inglês George Orwell, publicado em 1949. A obra é uma distopia, ou seja, uma ficção que apresenta uma sociedade imaginária onde as condições de vida são opressivas e desumanas. A obra narra a história de Winston Smith, um funcionário do Partido, que governa a Oceania, uma das três superpotências que disputam o controle do mundo, após uma guerra nuclear. Winston trabalha no Ministério da Verdade, onde ele altera os registros históricos para adequá-los à vontade do Partido e do seu líder, o Grande Irmão. Winston vive em um estado de vigilância constante, onde qualquer pensamento ou ação contrária ao Partido é considerado um crime, punido com tortura e morte. Winston, no entanto, se rebela contra o sistema, tentando preservar a sua memória, a sua linguagem e o seu amor.


O romance é dividido em três partes, que mostram a progressão da rebelião e da repressão de Winston. Cada parte contém vários capítulos, que descrevem os aspectos da sociedade distópica, como a guerra permanente, a manipulação da informação, a destruição da cultura, a pobreza, a violência, o medo e a alienação. Orwell usa uma linguagem simples e direta, mas também cria neologismos, como novilíngua, duplipensar, crimidéia, teletela, entre outros, para mostrar como o Partido controla a mente e o comportamento das pessoas.


1984 é uma obra que denuncia os perigos do totalitarismo, do autoritarismo, da propaganda, da censura, da repressão e da desumanização. É uma obra que alerta para a importância da liberdade, da democracia, da verdade, da cultura e do amor. É uma obra que reflete a experiência de Orwell com o fascismo, o nazismo, o stalinismo e a guerra. É uma obra que antecipa e continua a antecipar muitos dos problemas e desafios do mundo atual.


Fontes consultadas:


- [1] - Blog da Estante Virtual, "Os melhores livros de guerra".

https://blog.estantevirtual.com.br/2021/01/21/livros-de-guerra/

- [2] - Revista Prosa Verso e Arte, "160 livros essenciais da literatura mundial".

https://www.revistaprosaversoearte.com/160-livros-essenciais-da-literatura-mundial-quais-voce-ja-leu/amp/

- [3] - Wikipédia, "A Ilíada".

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Il%C3%ADada

- [4] - Wikipédia, "1984".

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/1984_(livro)

- [5] - Wikipédia, "Guerra de Troia".

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Troia

- [6] - Wikipédia, "Distopia".

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Distopia

Comentários

Postagens mais visitadas