Grandes clássicos da literatura mundial: A Guerra dos Mundos e O Apanhador no Campo de Centeio

Olá, caro leitor!


Eis o quarto post da série Grandes clássicos da literatura mundial!

Nesta série, estamos falando sobre algumas das obras mais importantes e influentes da história da literatura, que marcaram gerações de leitores e escritores em todo o mundo.


Neste post, vamos apresentar dois livros que são considerados clássicos da literatura mundial, e que têm em comum o tema da guerra e da história. São eles: "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells, e "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger. Esses dois livros são clássicos da literatura, que abordam a guerra e a história de forma crítica e subversiva. Eles mostram como a guerra pode ser representada como uma invasão alienígena ou como uma rebelião juvenil, como uma ameaça à civilização ou como uma fuga da sociedade, como uma ficção científica ou como um romance de formação.


A Guerra dos Mundos



"A Guerra dos Mundos" é um dos primeiros e mais famosos romances de ficção científica da literatura, escrito pelo autor inglês H.G. Wells, publicado em 1898. A obra narra a história da invasão da Terra por seres extraterrestres vindos de Marte, que usam máquinas gigantescas e armas destrutivas para exterminar a humanidade. A obra se concentra na perspectiva de um narrador anônimo, que vive na Inglaterra e testemunha os horrores e os desafios da guerra. A obra também mostra as reações e as consequências da invasão para a sociedade, a ciência, a religião e a política.

O romance é dividido em duas partes, que correspondem às fases da invasão: a chegada dos marcianos e a terra sob os marcianos. Cada parte contém dezessete capítulos, que descrevem os eventos e as cenas da guerra, como a queda dos cilindros, o ataque dos tripés, a fuga dos refugiados, o cerco de Londres, a batalha naval, a guerra bacteriológica, entre outros. Wells usa uma linguagem realista e científica, mas também cria imagens e metáforas impressionantes, para criar um clima de suspense e terror.

"A Guerra dos Mundos" é uma obra que antecipa e critica os conflitos e as crises do século XX, como as guerras mundiais, o imperialismo, o fascismo, o comunismo, o racismo, o darwinismo social, a bomba atômica, a corrida espacial, entre outros. É uma obra que questiona a superioridade e a vulnerabilidade da civilização humana, diante de uma ameaça desconhecida e implacável. É uma obra que inspirou e continua a inspirar muitas outras obras da literatura, da arte, da ciência e da cultura.


O Apanhador no Campo de Centeio



"O Apanhador no Campo de Centeio" é um dos mais importantes e mais polêmicos romances do século XX, escrito pelo autor americano J.D. Salinger, publicado em 1951. A obra narra a história de Holden Caulfield, um adolescente de dezessete anos, que foge de um colégio interno na Pensilvânia, após ser expulso por mau desempenho. A obra se concentra nas aventuras e nos pensamentos de Holden, que passa três dias em Nova York, tentando encontrar um sentido para a sua vida e para o mundo. A obra também mostra as angústias e as contradições de Holden, que se sente alienado e incompreendido pela sociedade, pela família e pelos amigos.

O romance é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Holden, que usa uma linguagem coloquial, irônica e sarcástica, cheia de gírias, palavrões e repetições. Holden conta a sua história como se estivesse conversando com um psiquiatra, em um hospital, onde ele está internado por causa de um colapso nervoso. Holden revela os seus sentimentos e as suas opiniões sobre as pessoas e as coisas que ele encontra, como os professores, os colegas, as garotas, os livros, os filmes, os museus, os bares, os hotéis, entre outros. Holden critica a hipocrisia, a falsidade, a violência e a superficialidade do mundo adulto, que ele chama de "fajuto". Holden também expressa o seu desejo de ser "o apanhador no campo de centeio", que salva as crianças de caírem no abismo da corrupção e da perda da inocência.

"O Apanhador no Campo de Centeio" é uma obra que retrata e questiona a sociedade americana do pós-guerra, marcada pelo consumismo, pelo conformismo, pelo materialismo e pelo individualismo. É uma obra que reflete a experiência e a visão de Salinger, que serviu na Segunda Guerra Mundial e que se tornou um recluso após o sucesso do livro. É uma obra que influenciou e continua a influenciar muitos jovens e adultos, que se identificam com a rebeldia e a sensibilidade de Holden Caulfield.


Fontes consultadas:

- [1] - Blog da Estante Virtual, "Os melhores livros de guerra".
https://blog.estantevirtual.com.br/2021/01/21/livros-de-guerra/

- [2] - Revista Prosa Verso e Arte, "160 livros essenciais da literatura mundial".
https://www.revistaprosaversoearte.com/160-livros-essenciais-da-literatura-mundial-quais-voce-ja-leu/amp/

- [3] - Wikipédia, "A Guerra dos Mundos".
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/A_Guerra_dos_Mundos

- [4] - Wikipédia, "O Apanhador no Campo de Centeio".
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/The_Catcher_in_the_Rye

- [5] - Wikipédia, "H.G. Wells".
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/H._G._Wells

- [6] - Wikipédia, "J.D. Salinger".
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/J._D._Salinger

Comentários

Postagens mais visitadas