A luta e a resistência das irmãs do sertão: uma resenha de "Torto Arado" de Itamar Vieira Junior

"Torto Arado" é um romance que já nasceu clássico, segundo a crítica especializada e o público que o consagrou como o mais vendido da Amazon em 2020 e o vencedor de prêmios importantes como o LeYa, o Jabuti e o Oceanos. Escrito pelo baiano Itamar Vieira Junior, doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, o livro conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, que vivem em uma fazenda no sertão da Bahia e são herdeiras de uma tradição familiar de trabalho na terra. A narrativa aborda temas como a desigualdade social, a luta pela terra e a resistência dos povos negros e indígenas no Brasil.


O livro é dividido em três partes, cada uma narrada por um personagem diferente: Belonísia, Bibiana e Zeca Chapéu Grande, o pai das irmãs. A primeira parte se inicia com um acidente que marca a vida das duas meninas: ao brincarem com uma faca que encontram na mala da avó Donana, elas se ferem gravemente e Bibiana perde a língua. Esse incidente faz com que Belonísia se torne a voz da irmã e que as duas desenvolvam uma relação de cumplicidade e proteção mútua. As irmãs crescem em um contexto de exploração e violência, em que os trabalhadores rurais são tratados como escravos pelos donos da fazenda Água Negra, que exigem parte da produção e proíbem a construção de casas de tijolo. Além disso, as mulheres sofrem abusos e agressões por parte dos homens, que não aceitam sua autonomia e sua força.


A segunda parte do livro mostra como Bibiana e Belonísia seguem caminhos diferentes na vida adulta. Bibiana se casa com um homem violento e alcoólatra, que a espanca e a estupra. Ela se torna uma líder na luta pela terra e pela liberdade, organizando os trabalhadores para resistir aos grileiros que querem tomar suas terras e sua história. Ela também se envolve com um médico que a ajuda a recuperar a fala e a autoestima. Belonísia se casa com um homem gentil e amoroso, que a respeita e a apoia. Ela se dedica à religião do Jarê, herdada do pai, que recebe os espíritos dos encantados e cura as pessoas com ervas e rezas. Ela também se torna mãe de muitos filhos, que representam a esperança de um futuro melhor.


A terceira parte do livro é narrada por Zeca Chapéu Grande, o pai das irmãs e um personagem complexo e ambíguo. Ele é um trabalhador rural e um líder religioso, que vive em conflito entre a resignação e a rebeldia, entre a fé e a razão, entre o masculino e o feminino. Ele conta sua trajetória desde a infância, quando aprendeu com a mãe Donana os segredos das plantas e dos encantados, até a velhice, quando decide construir sua casa de tijolo em um ano bissexto, desafiando as regras da fazenda e da religião. Ele também revela os segredos que guardou por toda a vida, como a origem da faca que mutilou suas filhas e o motivo de sua aversão a Santa Bárbara, um dos encantados que incorpora em seu corpo.


"Torto Arado" é um livro que fala sobre as lutas e as conquistas de pessoas que, apesar das adversidades, conseguem manter viva sua cultura e sua história. O autor mescla elementos do realismo mágico com uma prosa poética e cheia de simbolismos. O título do livro, por exemplo, faz referência a uma ferramenta de trabalho usada na lida no campo, mas também é uma metáfora para as dificuldades que as duas irmãs precisam enfrentar em suas vidas. O livro também é repleto de citações que ilustram os temas e os sentimentos dos personagens, como esta:


- "A terra é nossa mãe, mas também é nossa prisão. Nela nascemos, nela vivemos, nela morremos. Nela somos livres, mas também somos escravos. Nela plantamos, nela colhemos, nela enterramos nossos mortos. Nela sonhamos, nela sofremos, nela esperamos." (p. 125)


O livro é classificado como um romance histórico, mas também pode ser considerado um romance social, um romance de formação e um romance feminino. O livro é indicado para leitores a partir de 16 anos, pois contém cenas de violência e de sexo explícito. O livro é uma obra que merece ser lida e discutida por todos que se interessam pela literatura e pela realidade brasileira.


Sergio Santos

Livrotematica



Referências:

(1) Resumo do Livro Torto Arado - Itamar Vieira - Doabox. https://doabox.com.br/resumo-do-livro-torto-arado/.

(2) Torto Arado: Resenha do Livro de Itamar Vieira Jr Que Já Nasceu Clássico. https://osmelhoreslivros.com.br/torto-arado-resenha/.

(3) Torto Arado – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Torto_Arado.

(4) Torto Arado | Itamar Vieira Junior - Resenha Crítica. https://www.resenhacritica.com.br/ultimas-resenhas-publicadas/torto-arado-itamar-vieira-junior/.

(5) Resenha | Torto Arado - Itamar Vieira Júnior - Pérolas e Pipocas. https://perolasepipocas.com.br/resenha-torto-arado-itamar-vieira-junior/.

(6) Crítica: "Torto arado", de Itamar Vieira Junior - São Paulo Review. http://saopauloreview.com.br/critica-torto-arado-de-itamar-vieira-junior/.

(7) Crítica | Torto Arado, de Itamar Vieira Junior - Plano Crítico. https://www.planocritico.com/critica-torto-arado-de-itamar-vieira-junior/.

Comentários

Postagens mais visitadas