Meu crespo é de rainha!

 

Meu crespo é de rainha é um livro infantil de poesia e ilustração, escrito pela autora, professora e ativista antirracista estadunidense bell hooks, e ilustrado por Chris Raschka. O livro foi publicado originalmente em 1999, e chegou ao Brasil em 2018, pelo selo Boitatá.


O livro é uma celebração da beleza e da diversidade dos cabelos crespos, que são apresentados em diferentes penteados e cortes, de forma positiva, alegre e elogiosa. A autora usa rimas simples e divertidas para se dirigir às meninas negras, incentivando-as a se orgulharem de quem são e de seu cabelo "macio como algodão" e "gostoso de brincar". O livro também faz uma associação entre o cabelo e a cor da pele, evidenciando a relação entre ambos para a construção da identidade e aceitação negra.


As ilustrações de Raschka são coloridas e expressivas, mostrando as diferentes expressões e emoções das meninas, que se sentem felizes, confiantes e poderosas com seus cabelos. O ilustrador usa pinceladas soltas e fluidas, criando um efeito de movimento e leveza. As cores vibrantes contrastam com o fundo branco, destacando os cabelos e as peles das personagens.


O livro é indicado para crianças a partir de três anos de idade, mas também pode ser apreciado por mães, irmãs, tias e avós, que podem se identificar com as mensagens e as imagens do livro. O livro é uma forma de valorizar a cultura e a estética afro, e de combater o racismo e o padrão eurocêntrico de beleza, que muitas vezes exclui e oprime as mulheres negras.


O tema abordado pelo livro é muito relevante e atual, pois muitas mulheres e meninas negras sofrem com a falta de representatividade na mídia e na cultura popular, e com a discriminação e o preconceito em relação aos seus cabelos. O livro é uma forma de empoderar e inspirar as meninas negras, mostrando que elas são lindas e que seus cabelos são de rainha.

Algumas citações do livro que ilustram o estilo e o conteúdo da autora são:


- "Meu cabelo é macio como algodão, meu cabelo é gostoso de brincar. Quando eu acordo, ele está todo bagunçado, mas eu não ligo, eu gosto assim."

- "Meu cabelo é preto, marrom ou loiro. Meu cabelo é vermelho, roxo ou azul. Meu cabelo tem a cor que eu quiser, meu cabelo é só meu, e eu adoro."

- "Meu cabelo é crespo, enrolado ou liso. Meu cabelo é curto, médio ou comprido. Meu cabelo é trançado, preso ou solto. Meu cabelo é do jeito que eu gosto."


A classificação indicativa do livro é livre, pois não há nada que possa ser considerado impróprio ou ofensivo para o público infantil. O livro é uma obra de arte que celebra a diversidade e a autoestima das meninas negras, e que pode ser apreciada por todos que valorizam a poesia, a ilustração e a cultura afro.


Livrotematica 


Você já leu este livro? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário! Até a próxima!

Compre agora!









Fontes de consulta:

(1) Meu Crespo é de Rainha | https://amzn.to/48S3E6b

(2) Meu crespo é de rainha - bell hooks | Consciência Negra | Livro .... https://www.youtube.com/watch?v=ZS4pO0BhJ68.
(3) MEU CRESPO É DE RAINHA: A IMPORTÂNCIA DA REFERÊNCIA. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/download/22631/1125614791.
(4) livro: Meu crespo é de rainha, de bell hooks. https://30porcento.com.br/livro/9788575596081-Meu-crespo-%C3%A9-de-rainha.

Comentários

Postagens mais visitadas